O ukulele tenor tem um tamanho relativamente maior, se comparado ao soprano, e apresenta um som mais encorpado e com mais volume. Vamos descobrir neste artigo as suas principais características e diferenças.
O ukulele tenor é o maior dos 3 tamanhos mais comuns de ukulele, sendo maior que o soprano e o concert. No entanto, ainda é relativamente portátil se comparado ao ukulele barítono, que é bem maior. Suas medidas avantajadas proporcionam um som mais encorpado e com mais volume.
Esse instrumento cai bem para quem pretende se aventurar como solista (explorando mais notas e diferentes sonoridades). Também é indicado para quem já toca violão ou outros instrumentos de corda e funciona muito bem com arranjos solo (fingestyle, chord melody), música instrumental, batidas mais lentas, dedilhados e técnicas especiais (como os harmônicos).
O termo “tenor” vem da palavra italiana tenere, que significa “segurar/manter”. Esse termo é empregado principalmente para classificar uma das vozes masculinas mais altas/agudas (até o século XVI era comum que o tenor fizesse a voz mais alta em coros eclesiásticos). Diversas famílias de instrumentos também usam termos comuns aos das classificações das vozes: baixo, barítono, tenor, alto e soprano. Sendo assim, o termo “tenor” foi aplicado a esse ukulele para diferenciá-lo dos ukuleles soprano e concert, porém sem o mesmo significado, pois o ukulele tenor não tem a afinação diferente desses dois (apesar de ser maior em tamanho).
Sua afinação padrão é g-C-E-A (sol, dó, mi, lá), sendo a mesma afinação usada nos ukuleles soprano e concert. Apesar disso, a duração (sustentação) do som do ukulele tenor é mais longa em relação aos modelos menores, sendo melhor para dedilhados e estilos que exigem mais sustentação do som. Por possuir cordas mais tensas e casas mais espaçadas, o ukulele tenor exige um pouco mais de força e abertura da mão esquerda na montagem dos acordes.
Para iniciantes:
Em relação a maneira de tocar, o ukulele tenor é igual aos ukuleles soprano e concert, pois usam a mesma afinação. Somente o ukulele barítono é diferente nesse ponto.
Por todas essas características, o ukulele tenor costuma ser a escolha preferida de ukulelistas que se destacam na música instrumental ao redor do mundo. Para citar alguns nomes: Jake Shimabukuro, James Hill, Aldrine Guerrero, Kalei Gamiao, Tobias Elof, etc.
Pontos positivos:
- Maior sustentação e volume de som
- Medidas maiores, favorecendo a tocabilidade (principalmente para quem vem do violão)
- Maior número de casas (para alcançar notas mais agudas)
Pontos negativos:
- Maior preço (se comparado ao soprano ou concert)
- Menor portabilidade (mas ainda bem portátil)
- Casas maiores e cordas mais tensas, exigindo maior abertura e força da mão esquerda.
Espero que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o ukulele tenor. Caso ainda falte alguma, deixe seu comentário!
Conheça também os nossos cursos de ukulele CLICANDO AQUI.
Siga Vinícius Vivas nas redes sociais para acompanhar um pouco de sua rotina de estudos e trabalhos com ukulele: aulas, performances, viagens, shows, eventos, equipamentos e mais!