O ukulele concert pode ser o mais adequado para aqueles que não sabem qual tamanho escolher. Vamos descobrir o porquê neste artigo.
O ukulele concert (ou concerto), apesar de ser um pouco maior do que o soprano, apresenta quase o mesmo som característico e a mesma afinação: g-C-E-A (sol, dó, mi, lá) porém, a duração (sustentação) do seu som é um pouco maior.
A sua criação se deu na década de 1920, sendo uma espécie de ukulele soprano aprimorado com tamanho um pouco maior (trazendo mais conforto ao tocar) e maior quantidade de trastes (permitindo a produção de notas mais agudas). Essas características acabaram por justificar o seu nome “concert”, pois elas tornaram esse ukulele mais conveniente para a execução de arranjos mais complexos e música instrumental, quando comparado ao soprano (nessa época ainda não existia o ukulele tenor).
Apesar de ser geralmente escolhido por quem já tem algum conhecimento do instrumento, o ukulele concert também pode ser usado por iniciantes. Inclusive, pode ser uma boa opção para aqueles que estão na dúvida sobre qual ukulele escolher ou para aqueles que querem maior versatilidade, visto que ele se posiciona bem entre o soprano e o tenor, podendo ser um “meio termo” interessante.
Por ser um pouco maior que o soprano, ter mais casas e um espaçamento maior entre elas, o ukulele concert também pode fazer com que algumas pessoas se sintam mais confortáveis ao tocá-lo. Principalmente aquelas pessoas que já tem alguma prática de violão. Sua afinação padrão é g-C-E-A (sol, dó, mi, lá), sendo a mesma afinação usada nos ukuleles soprano e tenor.
Para iniciantes:
Em relação a maneira de tocar, o ukulele concert é igual aos ukuleles soprano e tenor, pois usam a mesma afinação. Somente o ukulele barítono é diferente nesse aspecto.
Pontos positivos:
- Reune características do ukulele soprano e tenor.
- Versatilidade.
- Maior número de casas (comparado ao soprano).
- Medidas maiores (comparado ao soprano).
Pontos negativos
- Maior preço (comparado ao soprano).
- Não é tão portátil como o soprano, mas ainda é bem portátil.
- Suas medidas relativamente pequenas ainda podem ser desconfortáveis para músicos que tem dedos muito grandes/grossos ou que tocam violão.
Espero que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o ukulele concert. Caso ainda falte alguma, deixe seu comentário!
Conheça também os nossos cursos de ukulele CLICANDO AQUI.
Siga Vinícius Vivas nas redes sociais para acompanhar um pouco de sua rotina de estudos e trabalhos com ukulele: aulas, performances, viagens, shows, eventos, equipamentos e mais!