Por que o ukulele soprano tem esse nome? Seria o mais recomendado para iniciantes? Qual a diferença em relação aos outros tamanhos? Essas e muitas outras respostas você encontra neste artigo.

Apesar de ser o menor da família, o ukulele soprano é o mais popular e o mais antigo também. Todos os outros tamanhos de ukulele surgiram posteriormente, tratando-se, portanto, de variações desenvolvidas ao longo dos anos.

Uma das características mais marcantes do ukulele soprano, é, sem dúvida, o seu tamanho reduzido. Por ser menor que os demais ukuleles, é considerado o mais portátil, oferecendo facilidade de transporte e podendo ser levado até dentro de uma mochila, por exemplo.

Uke soprano na mochila

Vale aqui fazer a ressalva de que existe um ukulele ainda menor que o soprano, chamado de ukulele sopranino. Esse ukulele é raro e difícil de encontrar no mercado. Por isso, não vamos falar sobre ele neste artigo.

O termo “soprano” vem da palavra italiana sopra, que significa “acima”. Esse termo é empregado principalmente para classificar a voz feminina mais alta (capaz de entoar notas mais agudas). Dessa forma, o termo foi aplicado ao ukulele para diferenciá-lo dos demais tamanhos, porém sem o mesmo significado, pois o ukulele soprano não é o mais agudo da família (apesar de ser o menor).

Sua afinação padrão é g-C-E-A (sol, dó, mi, lá), sendo a mesma afinação usada nos ukuleles concert e tenor. Apesar disso, a duração (sustentação) do som do ukulele soprano é mais curta em relação aos modelos maiores. O ukulele soprano tem aquela sonoridade mais tradicional, que geralmente vem à nossa mente quando pensamos em ukulele.

Ukulele soprano aNueNue

Para iniciantes:

Em relação a maneira de tocar, o ukulele soprano é igual aos ukuleles concert e tenor, pois usam a mesma afinação. Somente o ukulele barítono é diferente nesse ponto.

Para ukulelistas mais experientes:

Mestres do ukulele soprano como Roy Smeck, George Elmes e Chris “Ukulele Uff” provam que o ukulele soprano pode soar muito sofisticado, porém com técnicas e arranjos diferentes do ukulele tenor contemporâneo.

Por causa da baixa tensão das cordas, o ukulele soprano oferece facilidade na montagem dos acordes, pois é mais macio e exige menos força e abertura dos dedos, podendo ser usado até mesmo por crianças.

Todas essas características, somadas ao seu valor atrativo de mercado, fazem do ukulele soprano o mais popular em todo o mundo, sendo também o modelo preferido, na maioria das vezes, pelos iniciantes.

Pontos positivos:

  • Portabilidade
  • Exige menos força e abertura da mão esquerda (machuca menos os dedos, o que é bom para os iniciantes)
  • Preço menor (em comparação com os demais tamanhos)

Pontos negativos:

  • Escala e casas bem pequenas (isso pode ser ruim se você tem os dedos muito grandes ou grossos).
  • Notas com pouca sustentação (isso pode ser ruim se você pensa em explorar técnicas mais avançadas, como solos, dedilhados e levadas mais lentas. Essas técnicas costumam funcionar melhor em um ukulele maior.
  • Quantidade menor de trastes (isso pode ser ruim se você pretende tocar um repertório mais sofisticado, como arranjos para ukulele solo (fingerstyle) e música clássica/instrumental. A quantidade menor de trastes implica numa menor capacidade de produzir notas agudas.

Espero que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o ukulele soprano. Caso ainda falte alguma, deixe seu comentário!

Conheça também os nossos cursos de ukulele CLICANDO AQUI.

Siga Vinícius Vivas nas redes sociais para acompanhar um pouco de sua rotina de estudos e trabalhos com ukulele: aulas, performances, viagens, shows, eventos, equipamentos e mais!