Se você já é músico profissional e quer trabalhar com ukulele, preste atenção nestas 12 dicas que podem te ajudar a alcançar esse objetivo.

Não deixe de conferir também os posts anteriores desta série:


1 – Tenha instrumentos de bom nível

Em certas produções de nível profissional, alguns músicos usam ukuleles que não condizem com a demanda de qualidade dos trabalhos. Isso acaba gerando situações inusitadas, como:

  • Dublagens em clipes (grava-se com um violão tocando apenas as três primeiras cordas, usando notas a partir da quinta casa).
  • Trabalhos ninja de edição de áudio para deixar o timbre decente.
  • Gravação de um acorde de cada vez (isso mesmo!). Já me contaram uma história em que foi preciso gravar um acorde de cada vez, afinando e reafinando o ukulele de acordo com cada acorde, por causa de problemas de entonação do instrumento.

Se seu celular custa 3.000 reais e seu ukulele custa 300, é bem possível que você precise repensar suas prioridades profissionais.


2 – Adquira “horas de voo” no palco

Vinícius Vivas - Show no parque das Ruínas

Não perca oportunidades de inserir o ukulele em shows e gravações que você já participaria tocando outros instrumentos.

Procure incluir o ukulele na sua rotina profissional como músico. Vá cavando espaço (com sabedoria, é claro).

Enfim, reserve uma parte dos trabalhos em sua agenda para usar o ukulele e ganhar experiência e confiança. Isso pode, inclusive, despertar o interesse de possíveis contratantes.


3 – Estude e pesquise sobre amplificação

Há muitas soluções possíveis, de acordo com cada situação:

  • Microfones para instrumentos em pedestais ou micro suportes.
  • Microfones de contato.
  • Captações passivas, captações ativas.
  • Sistemas combinando microfone interno e captação de rastilho.
  • Sistemas de captação independente por corda.
  • Pedais de pré-amplificação.
  • Pedais de ambientação.

Enfim, existem muitas possibilidades que você precisa conhecer, testar e dominar.

Vale dizer que não há uma única opção ou combinação correta. Dependendo da situação, uma má escolha pode dar muito errado.

Também é importante estudar com amplificação em casa. Isso vai diminuir as possibilidades de surpresas nos palcos e vai te familiarizar com som do ukulele elétrico (que pode parecer outro instrumento para quem não está acostumado).


4 – Se você faz shows sozinho, considere a possibilidade de usar pedais de looping

Eles te ajudam a inserir sons de percussão no instrumento, juntar harmonia e melodia e aumentar a duração das músicas, o que é útil quando se toca música ambiente por tempos prolongados (em restaurantes, por exemplo). Sempre vai ter gente no público encantada com o recurso, o que também é interessante.


5 – Seja um excelente acompanhador

Torne-se um expert em levadas rítmicas (batidas e dedilhados). Sejam as levadas consagradas e tradicionais ou mesmo aqueles ritmos da moda.

Saiba fazer transposições instantaneamente. Seja impecável na manutenção dos andamentos, no uso das dinâmicas e timbres adequados.

Se você não tem toda essa segurança, recomendo novamente assistir os primeiros posts desta série, principalmente “Ukulele – o que estudar (intermediário)” e “Ukulele – o que estudar (avançado)”. Eles vão te ajudar a identificar eventuais lacunas na sua formação.

Para aprender diversos modelos de acompanhamentos, sejam batidas ou dedilhados, você pode estudar pelos nossos cursos online. Clique AQUI para ter mais informações!

Invista seu tempo nos estudos para ser um profissional cobiçado!


6 – Exponha-se na internet

Não deixe para começar a construir uma reputação de músico que toca ukulele apenas quando estiver super preparado. A verdade é que nunca estamos totalmente prontos. A maestria é um longo caminho e um estilo de vida.

Feito é melhor que o perfeito, quando o perfeito não se realiza e só existe em nossa fantasia.

Não basta ser, é preciso parecer e aparecer!


7 – Prepare algumas performances impressionantes

Tenha cartas na manga para dar amostragens rápidas de suas habilidades. Assim você pode aproveitar oportunidades preciosas.


8 – Contemple e analise ukulelistas profissionais que já estão na estrada há mais tempo

Você pode deixar de cometer muitos erros se estiver bem inspirado.

Uma maneira de fazer isso é estudar os nossos cursos online. Neles você terá a oportunidade de aprender detalhes dos meus arranjos e técnicas para ukulele. Clique AQUI para conhecer!


9 – Engaje-se em ambientes e comunidades específicas do ukulele

A internet facilita muito isso, mas procure também participar de eventos, shows, ukedays, tocar em orquestras e grupos de ukuleles. Participar de concursos, frequentar encontros e festivais.

Cada troca, cada contato pode significar um enorme ganho de experiência e conhecimentos que você não planejou desenvolver.


10 – Esteja a atento e preparado para atuar no mercado de música para casamentos e outros cerimoniais usando o ukulele

É um mercado relativamente recente, onde muitos profissionais ainda não estão engajados.


11 – Considere atuar proativamente no mercado fonográfico e editorial

Faça você mesmo, produza e busque inserções. Não é algo fácil, mas é uma janela que pode gerar altos ganhos se você trabalhar com competência e continuidade. E existe o sério risco de dar muito certo.


12 – Considere o mercado das aulas

Mesmo que não seja seu foco principal, qualifique-se para reservar uma parcela de sua rotina para aulas de ukulele. Isso pode significar renda constante e muito aprendizado com as demandas inesperadas que os alunos trazem, enriquecendo ainda mais seus conhecimentos.


Ah, Vinícius! Vai dizer que você faz isso tudo?

Tudo ao mesmo tempo, não! Mas já fiz tudo ou quase tudo que tem nessa lista, ao longo de muitos anos trabalhando com música.

A vida profissional é desenhada por escolhas e direcionamentos, mas aconselho que você diversifique suas ações. Quando o músico só tem uma única atividade, pode acontecer de a fonte secar e ficar difícil se recolocar no mercado novamente.


E então? Gostou dos meus conselhos?

Espero que estes 12 conselhos sejam úteis pra você!

Para dominar técnicas e conceitos essenciais para ukulele, recomendo que conheça os nossos cursos. Clique AQUI para saber mais!

Aloha!